O que é o processo de seleção por competências

Foi-se o tempo que a simples análise de currículo era suficiente para a escolha de um novo colaborador.

Na atualidade, a contratação passa também pela avaliação das competências individuais dos candidatos. E nesse artigo, nós vamos explicar como funciona e quais as vantagens desse tipo de seleção.

As 3 competências

O conjunto formado pelo Conhecimento, Habilidades e Competências (CHA) formam as principais competências. Entenda o significado de cada uma delas:

– Conhecimentos: como o próprio termo já diz, são os conhecimentos do candidato sobre determinada área. Nesse sentido, ele ou ela precisam apresentar experiência para exercer a função.

– Habilidades: é a união entre a teoria e a prática. Aqui o recrutador avalia a formação, os cursos e a vivência no dia a dia nos locais onde já atuou.

– Atitude: é a iniciativa que as empresas procuram nos candidatos. Em outras palavras, são aqueles que, comumente, nós dizemos que vestem a camisa, colaborando para que a empresa atinja os resultados estabelecidos.

Observe que essas aptidões normalmente não estão descritas no currículo. Portanto, cabe ao recrutador identificá-las e classificá-las de acordo com os parâmetros definidos pela empresa que está contratando.

Mais competências

Além das 3 principais competências, há outras acessórias, mas igualmente importantes e que avaliam:

– Determinação;

– Autonomia;

– Controle emocional;

– Empatia;

– Liderança;

– Vontade de aprender.

Como funciona?

Ao escolher essa técnica para a seleção, a recrutadora objetiva ser imparcial e encontrar os profissionais alinhados com os valores da organização.

Por isso, durante o processo, a empresa recrutadora verifica o candidato pelos seguintes critérios: 

– Currículo;

– Perfil exigido pela empresa contratante;

– Resultado nas dinâmicas individuais e em grupo;

– Testes técnicos e psicológicos;

– Entrevistas.

Quais as vantagens desse tipo de seleção?

O método de seleção por competências busca encontrar o candidato que melhor se encaixa ao cargo. 

Porém, para chegar a isso, o recrutador precisa saber exatamente o que procura e quais são as competências necessárias para a função.

A cada etapa superada, maior a chance de sucesso na escolha. Por analogia, uma contratação assertiva traz maiores benefícios para a empresa, para o setor de RH e para o novo colaborador.

Como resultado temos:

– Colaboradores de alta performance: as chances de contratar pessoas não capacitadas são muito menores, assim você terá a equipe engajada para atingir os resultados;

– Redução da rotatividade e de treinamentos: com a escolha certa as chances desse novo colaborador se desligar é bem menor. Aliado a isso os treinamentos serão direcionados para integração;

– Avaliações imparciais e éticas: Nada de achismo, a escolha é feita com evidências comprovadas pela técnica de seleção de competências, tornando o processo mais ético e transparente.

Estas são provas de que essa técnica de seleção tem a capacidade de conectar profissionais de alta performance às empresas, independente do seu tamanho, mas que buscam os melhores resultados.

Por fim, deixe essa tarefa para uma empresa especialista em recrutamento e seleção, pois são muitas as vantagens. (na palavra vantagens, inseri o link desse artigo https://blog.grupoeducavix.com.br/2021/10/19/7-razoes-para-contratar-uma-empresa-de-recrutamento-e-selecao/)

Saiba mais sobre como funciona essa metodologia no Grupo Educavix, conversando com nossa equipe. E aproveite para nos seguir no Instagram: https://www.instagram.com/grupo.educavix/

Curtiu o Post? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Você também pode curtir esses posts: