Como fica o recrutamento e seleção na era digital

O mundo corporativo passa por grandes transformações, apesar disso, ainda vemos muitas empresas que parecem estagnadas no tempo e que engatinham com processos lentos. Mas para aquelas que abriram os olhos para o futuro, sabem que a digitalização e terceirização de serviço é o melhor caminho. A exemplo do que acontece com o recrutamento e seleção. 

Até pouco tempo atrás, as empresas mantinham enormes setores para armazenar currículos e fazer todas as dispendiosas etapas para contratar um novo colaborador. Ao demandar essa tarefa para uma empresa especializada, vê-se uma melhora significativa, pois permite que a equipe tenha tempo para outras estratégias de todo o negócio. 

RH Digital

Nesse sentido, temos o RH digital com a otimização de processos, mais eficiente, eficaz e conectado. Em outras palavras, é uma mudança geral na forma como o setor funciona, buscando a ideia de disruptura que a era digital trouxe para todos.

Assim, o principal desafio do novo RH tem a ver com a atitude de desaprender para reaprender uma nova forma de recrutamento. Isso significa estar receptivo ao novo, enfrentando o medo da necessidade de adaptação.

Portanto desenvolver um RH na era digital significa passar pelo desafio de implementar, repetidamente, novos processos até que seus benefícios possam ser sentidos tanto pela área, quanto pelo negócio.

Aliado a isso temos serviços de tecnologia que armazenam dados em nuvem que agilizam a rotina de trabalho e geram redução significativa no consumo de recursos físicos, como os velhos arquivos físicos. 

O uso de softwares de gestão, auxilia na organização e monitoramento das atividades realizadas pelo RH, além de gerar muito mais precisão na sua execução.

Ser humano

Agora imagine o custo para a sua empresa em investir no RH a fim de acompanhar as novas diretrizes? Sem dúvida seria um desafio que impediria o investimento em outras áreas. 

Daí, a importância da terceirização, que está conectada aos desafios e inovações que envolvem essa área, como: 

– A busca por um profissional que se destaque;

– As mudanças radicais nas formas de contratar;

– As novas metodologias de gestão de talentos;

– O índice de engajamento.

Vantagens do recrutamento e seleção terceirizado 

Os sistemas focam nas análises de dados trazem uma leitura mais técnica, o que ajuda a deixar as decisões do RH menos subjetivas e mais embasadas. 

E para colaborar com todas as essas mudanças, vemos empresas especializadas e totalmente digitalizadas em recrutamento e seleção, que utilizam:

– Aplicativos de recrutamento e seleção;

– Softwares para o RH;

– Big data e análise de dados;

– Recrutamento e seleção por vídeo;

– Participação nas redes sociais;

– Realidade virtual;

– Trabalho remoto;

– Mapeamento comportamental.

Ao final, a tecnologia acaba contribuindo para a redução de custos, na medida em que agiliza os processos de gestão de pessoas, otimizando o trabalho da equipe. Além de muitas outras vantagens, como você pode ler aqui https://blog.grupoeducavix.com.br/2021/10/19/7-razoes-para-contratar-uma-empresa-de-recrutamento-e-selecao/

Desse modo, digitalizar e terceirizar processos faz parte das empresas que estão empenhadas em investir e crescer no mercado cada vez mais competitivo. 

Agora, como está a sua empresa quando se trata de recrutamento e seleção? Nós do Grupo Educavix podemos te ajudar. Converse com nossa equipe https://api.whatsapp.com/send?phone=+552730241999

Curtiu o Post? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Você também pode curtir esses posts: