Tecnologia sim, mas sem perder o ser humano de vista

As tecnologias estão na nossa rotina, mas não podemos perder de vista o ser humano que está por trás das máquinas. 

Antes de mais nada, vale lembrar que todos os dias milhares de currículos e de vagas são disponibilizados em sites, redes sociais e softwares de recrutamento e seleção.  Com o mundo digital, o hábito de entregar currículo na portaria das empresas não faz mais sentido. E essas mudanças também impactaram as empresas, que viram checklists e planilhas ficarem obsoletas.

Vivemos na era das tecnologias e no setor de RH não é diferente. Os sistemas de recrutamento e seleção facilitam na contratação, mas não é só isso. Precisamos nos lembrar que por traz das inovações estão pessoas. Isso mesmo: seres humanos. Por isso, nesse artigo vamos mostrar como acontece o processo com o uso de sistemas e a importância das pessoas. 

Entendendo os sistemas

Os ATS´s – Applicant Tracking Systems – são softwares de recrutamento e seleção que automatizam todas as etapas e processos de contratação. Desde a solicitação por parte da empresa, da divulgação nos motores de vagas, passando testes e entrevistas até a avaliação dos indicadores usados na contratação. 

Nesse ponto, vale lembrar como é o passo a passo da contratação e se você é profissional de recursos humanos entenderá que não é uma tarefa rápida e simples encontrar o profissional certo para aquela vaga que exige muitas habilidades.

Confira nossa metodologia. Para garantir o resultado, usamos 8 etapas:

1. Solicitação de profissionais para a vaga através de formulário web. Pode ser para estágio, trainee ou emprego;

2. Diagnóstico da vaga para validar se o que a empresa deseja é o que o mercado oferta. Nesse ponto, encontramos muita divergência entre a expectativa e realidade. E o correto desenho da vaga ajuda no processo de atração de talentos;

3. Alinhamento feito, a vaga é divulgada em canais especializados através de API´s, o que agilizam a publicação em dezenas de motores de vagas. Veja o exemplo de como fazemos isso na Educavix: https://grupoeducavix.abler.com.br/. Além do uso de API, realizamos assessoria de imprensa local e usamos nosso mailing especializado para enviar o release com as vagas. 

4. A próxima fase após atrair os candidatos é fazer uma triagem para ter certeza se os perfis concorrentes são exatamente o que o cliente deseja. É a hora de analisar os currículos, mas isso é feito com o uso de algoritmos e verificação manual.

5. Se acordarmos com o cliente que será necessário aplicar testes técnicos, isso é realizado dentro da plataforma e de forma on-line. Os testes podemos ser customizados para cada cargo ou necessidade específica. O banco de provas tem mais de 3 mil opções.

6. Passou na prova, vamos verificar se o candidato tem o perfil comportamental para a vaga. É comum a gente ouvir relatos que a pessoa sabia tudo o que era necessário, mas seu comportamento não estava alinhado aos valores da empresa. Uma forma de reduzir o risco de erro é aplicar testes comportamentais, como DISC, Big 5, HBDI, 9Box, C-Vat, entre outros. 

Aqui temos a expectativa de formar a short-list com os semifinalistas. 

7. Com a short-list formada, realizamos uma entrevista de validação e alinhamento com os candidatos. É nessa fase que eles sabem o nome da empresa e tiram dúvidas sobre as atividades e benefícios. É comum os candidatos se inscreverem para as oportunidades sem ler todas as informações e entram nos processos seletivos com muitas dúvidas.

8. Hora da verdade. É quando o candidato que já passou por todas as etapas na Educavix é direcionado para a entrevista com a empresa. 

Após essas etapas é hora da contratação, sem dúvida a mais esperada e comemorada por todos. Afinal, nada como ter um novo colaborador na equipe e por parte do selecionado ter a oportunidade de trabalhar em uma empresa. 

Cultura organizacional

Esse é o ponto em que veremos se há o que chamamos no mundo do recrutamento de Fit Cultural, um processo voltado para a contratação de talentos alinhados à cultura da empresa contratante. Como se diz popularmente é o famoso “vestir a camisa” e, entre os mais jovens, “dar match”.  Para aumentar as chances de sucesso e reduzir a possibilidade de um desligamento, é necessário que o candidato apresente os traços necessários para o fit com a cultura da empresa. 

Qual o melhor?

Até aqui você pôde conhecer todo processo que envolve várias etapas. Portanto, um dos maiores desafios das empresas é selecionar o melhor profissional. Afinal, todos estão à procura de pessoas de talento. E processos ineficientes acabam por dificultar essa seleção, além de causar um enorme prejuízo financeiro às empresas que usam as horas de colaboradores sem experiência em recrutamento e seleção.

Neste ponto, o uso de aplicativos estruturados permite a resolução do processo seletivo. Isso significa que a estratégia certa trará os profissionais acima da média, que é o desejo de toda empresa.  Isso só é possível quando temos softwares de recrutamento e seleção ajudando no processo, mas não para aí. Independente do ATS, a empresa recrutadora precisa saber como usar todas as possibilidades da ferramenta. Só assim, terá os melhores resultados para seus clientes.

Em suma, observe que a tecnologia está presente em 90% do processo, portanto ela é fundamental. Por outro lado, somos gente. E gente conversa com gente, mesmo que entre elas haja uma interface como um smartphone ou um computador. Portanto, na hora de escolher a empresa que fará o recrutamento e seleção dos profissionais para sua organização, observe se além de máquinas há pessoas. 

Saiba mais sobre como escolher e porque contratar uma empresa de recrutamento e seleção, lendo esse artigo https://blog.grupoeducavix.com.br/2021/10/19/7-razoes-para-contratar-uma-empresa-de-recrutamento-e-selecao/

Esperamos ter ajudado e lembre-se de incluir a Educavix para fazer a seleção e recrutamento de estagiários, trainees e funcionários.

Curtiu o Post? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Você também pode curtir esses posts: