Como fazer o planejamento da sua empresa para 2022

Nossa! O final do ano já chegou. E com ele a hora de planejar as metas que sua empresa pretende atingir nos próximos 365 dias.

Para ajudar nessa missão, nós separamos duas ferramentas que ajudarão a fazer o plano de forma simples e prática para iniciar 2022 com os objetivos traçados.

1 – Por que é importante fazer um planejamento?

Ainda tem empresas que consideram esse processo moroso e, vamos ser sinceros, bem chato. No entanto, essa etapa da gestão de qualquer negócio é importante, independente do porte – pequena, média ou grande.

O planejamento é como os aplicativos de mapa instalados nos celulares, ou seja, direcionam o caminho que devemos seguir. Mas fique tranquilo, assim como o app que de vez em quando indica uma mudança no trajeto ou que precisamos voltar para a rota, o planejamento funciona da mesma forma. Portanto, se for preciso fazer mudanças no percurso, lembre-se que isso faz parte da estratégia de qualquer empresa.

Um exemplo super atual e que ainda nos acompanha é a pandemia do Coronavírus. A chegada brusca do vírus mudou a rota de todas as companhias.  Então, esteja pronto para possíveis alterações.

Os melhores planejamentos sempre deixam margem para erros, como reduzir os prejuízos e manter as atividades da sua empresa, quando a vida te presentear com imprevistos.

Isso porque um bom planejamento é capaz de antecipar diversas contingências e propor medidas que vão, se não resolver, ao menos atenuar as suas consequências para os negócios, dando capacidade à empresa de lidar com os desafios impostos pelo mercado.

Ferramentas

Existem várias ferramentas diferentes que auxiliam o desenvolvimento de um bom planejamento para uma empresa. Indicamos duas que são eficientes e fáceis de aplicar.

5W2H

Basicamente, a utilização dessa ferramenta necessita de respostas para sete perguntas sobre o que o seu planejamento pretende.

  1. O que? (What)
  2. Por quê? (Why)
  3. Quem? (Who)
  4. Onde? (Where)
  5. Quando? (When)
  6. Como? (How)
  7. Quanto? (How much)

Aplicação

Vamos para um exemplo prático. Se o seu plano é aumentar a sua carteira de clientes, como alcançar esse objetivo? É esse planejamento que será auxiliado pelo 5W2H. E se você tiver mais de um objetivo, deve aplicar a ferramenta para cada um deles individualmente.

Na simulação do objetivo acima, vamos demonstrar como proceder:

É necessário montar um quadro com a resposta a cada uma das sete perguntas. Outras questões acessórias também devem ser respondidas. O processo é o mesmo para um problema ou desafio a ser resolvido.

  • O que? (What)
    • O que queremos fazer?
    • O que faremos para conquistarmos novos clientes?
    • Devemos definir uma ação ou atividade a ser executada.
  • Por quê? (Why)
    • Por que treinaremos nossos vendedores?
    • Por que isso é importante? Justifique a resposta.
    • Apresente bons motivos para o que pretende realizar.
  • Quem? (Who)
    • Quem aplicará os treinamentos para os vendedores?
    • Quem será o responsável na prospecção de novos clientes?
    • Determine quem serão os responsáveis pelo plano de ação.
  • Onde? (Where)
    • Onde serão aplicados os treinamentos para a equipe de venda?
    • Onde serão realizadas as prospecções dos novos clientes?
    • Informe o local onde cada ação será realizada.
  • Quando? (When)
    • Quando será iniciado o plano de ação?
    • Quando treinaremos nossos vendedores?
    • O cronograma do plano é essencial para que tenha continuidade.
  • Como? (How)
    • Como faremos a prospecção dos novos clientes?
    • Como treinaremos a nossa equipe de vendas?
    • Neste momento, de forma prática, defina os passos que serão executados e os procedimentos para atingir esses objetivos.
  • Quanto? (How much)
    • Quanto será o valor do investimento feito para se conseguir novos clientes?
    • Quanto efetivamente gastaremos para treinar os vendedores?
    • Defina todos os custos envolvidos no plano de ação. Não comece nada sem saber exatamente qual a sua capacidade de investimento.

CANVAS

O Business Model Canvas ou simplesmente Canvas é um quadro formado por nove blocos e com apenas quatro questões-chave a serem respondidas: Como; O quê; Para quem; Quanto.

Com essas informações desenvolve-se quais ações deverão ser tomadas para atingir o objetivo dentro da empresa.

O esquema gráfico simplifica a visualização, a fim que todos da equipe compreendam. É como um mapa e se houver dúvidas durante o trajeto, basta consultar o Canvas para corrigir a rota.

Modelos para baixar: Clique aqui para baixa o modelo.

Aplicação

A indicação dos especialistas é preencher primeiro o lado direito, pois remete ao lado subjetivo e emocional. E depois o da esquerda que serão as ações em si.

O painel pode ser montado usando post-its coloridos em uma grande folha, mural ou quadro.

A outra possibilidade é usar os aplicativos disponíveis gratuitamente ou pagos, e até mesmo baixar os modelos facilmente encontrados na internet, diretamente para o computador.

Os blocos são:

1. Parcerias principais

Quem são seus fornecedores, parceiros, clientes, outras empresas e até concorrentes? Como podem desenvolver atividades conjuntamente?

2. Atividade-chave

Quais são as atividades mais relevantes para o seu negócio? Fique livre para adicionar, remover e ponderar sobre o impacto deles nos seus negócios.

3. Recursos principais

Quais são os principais recursos que seu negócio requer? Liste todos eles: humanos, financeiros, físicos e intelectuais. Isso direciona qual produto final ou serviço sua empresa precisa criar para o cliente e quais recursos não são necessários para o desenvolvimento deles. Desta forma fica mais fácil saber onde investir para que o negócio se torne sustentável.

4. Estrutura de custos

Quais são os custos mais importantes inerentes ao negócio? Quando se sabe quais os custos para a criação e manutenção de um produto ou serviço é possível entender onde se pode reduzir e até aumentar, caso necessite de um aporte a fim de ter mais ganhos no futuro.

5. Proposta de valor

Qual problema a sua empresa resolve para o cliente? Esse é o ponto de partida para se chegar a proposta de valor do seu produto ou serviço, que podem ser:.

Quantitativas: enfatiza o preço e/ou a eficiência do produto ou serviço; 

Qualitativas: destacam a experiência e os resultados do seu uso.

Nesse ponto, lembre-se que alguns diferenciais contam pontos:  desempenho, status, design, preço, acessibilidade, conveniência, usabilidade, entre outros.

6. Relacionamento com os clientes

Qual tipo de relação você deseja estabelecer com seus clientes? Lembre-se que os clientes mais leais, merecem um esforço maior, pois são eles que gerarão receita estável ao longo do ano.

7. Canais de comercialização

Por quais canais nossos clientes querem ser alcançados? E quais usaremos para alcançar novos clientes? Opções não faltam, mas é preciso escolher e avaliar aqueles que são mais eficientes e apresentam o melhor custo-benefício.

8. Segmento de clientes

Quem são seus clientes? Eis a pergunta fundamental. Podem ser de vários segmentos, mas é preciso conhecê-los muito bem. Também avalie quais não estão sendo atingidos e que poderiam estar na sua carteira. O direcionamento pode ser para um grande grupo, um nicho específico ou diversificado. Você é quem decide.

9. Fluxo de receita

Qual valor os clientes estariam dispostos a pagar e como eles gostariam de pagar? Um fluxo de receita pode ser gerado de diversas formas. Você é quem precisa definir isso. Use a criatividade.

E agora?

É interessante observar que essas duas ferramentas podem ser aplicadas também para verificar a viabilidade de um novo projeto.

Gostou? Escolha o modelo mais adequado para o seu negócio – 5W2H ou Canvas, reúna o time e comece agora a traçar o planejamento para 2022.

Depois de terminar a construção do seu plano é hora de arregaçar as mangas e colocá-lo em ação. Mas isso já é uma outra etapa.

Esperamos ter ajudado o seu processo de planejamento e lembre-se de incluir o Grupo Educavix para fazer a seleção e recrutamento de funcionários e estagiários para sua empresa no próximo ano.

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