5 dicas para aumentar o engajemento do funcionário

Final do ano chegando e o time de colaboradores está precisando de um fôlego. De certo que este comportamento pode ser identificado em algumas empresas. Muitas delas, inclusive, optam por fazerem um recesso neste período. Mas, e quando a empresa não pode parar? Quando é um comércio, por exemplo, que neste período é ainda mais relevante dar um “up” na turma. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia aponta que o funcionário engajado e feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais, se comparado a outros funcionários. Além disso, o funcionário feliz tende a ser mais motivado a aprender, evita acidentes de trabalho e reduz desperdícios. Pensando nisso, elencamos 5 dicas infalíveis para você, empresário, engajar sua equipe. Confira:

1. Propósito no trabalho 

Hoje é muito comum candidatos buscarem trabalhar em locais com os quais se identificam com o propósito do negócio ou mesmo do produto comercializado. Esses funcionários acabam acreditando no que estão fazendo e desenvolvem importante valor para a empresa. Acreditam no que fazem e têm orgulho dos seus esforços. Durante a rotina fala-se muito de metas e objetivos. Como seria incluir o propósito nessa conversa?

2. Liderança inspiradora

Líderes devem ser participativos, engajados e proativos. Ouvir, acolher, compreender, atuar e investir tempo no time, de forma personalizada, faz muita diferença. Agindo assim, o funcionário irá entender a importância que ele tem para a empresa. Converse regularmente com seus funcionários, ouça seus desafios e ofereça apoio. Seja Coach! Descubra o que o motiva e invista nisso. Desta forma, você promove um ambiente saudável e gratificante.

3. Crescimento e Oportunidade

Converse com seu funcionário sobre seu PDI – Plano de Carreira Individual. Ele já está engajado e estimulá-lo adequadamente irá potencializar ainda mais suas habilidades. Aproveite e explore todo o seu potencial. Entregue novos desafios e projetos inovadores para que ele possa contribuir ainda mais com a empresa e potencializar o sentimento de pertencimento. Discutir sobre oportunidades de treinamentos e desenvolvimento pode ajudar, além de feedbacks claros e objetivos mostrando como o profissional pode melhorar seu desempenho.

4. Recompensas e Reconhecimentos

Para manter seu funcionário feliz e motivado é importante que ele saiba que seu trabalho será reconhecido e recompensado. Elogie-o sempre e promova incentivos para que se aprimore. Promova momentos para celebrar as conquistas. Conceder benefícios e salários compatíveis com o mercado já é incentivador, mas recompensas extras garantem uma motivação extra.

5. Valores pessoais

Os funcionários são o maior bem de uma empresa. Se pensa diferente – é bom rever seus conceitos. Entenda as responsabilidades do time e o conduza as iniciativas que geram o equilíbrio do funcionário com sua vida pessoal. É preciso dosar, balancear o trabalho mais duro com o momento de diversão. Promova trocas de conhecimento e ideias. Funcionários com sentimento gratidão, engajam mais e dão mais resultados para o seu negócio.

Gostou do conteúdo? Tem alguma dica de assunto que gostaria que abordássemos?

Conte com a gente! Grupo Educavix: a conexão entre talentos e empresas.

Curtiu o Post? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Você também pode curtir esses posts: