Vai contratar funcionários para o final de ano? Comece a seleção agora!

Todos os anos, nessa época, a indústria e o comércio iniciam um processo de contratação de trabalhadores temporários para suprir as demandas do mercado.

É também nesse período, que muitos estagiários concluem seus cursos e têm a oportunidade de serem contratados. Consequentemente, essas vagas precisam ser ocupadas.

Do outro lado, desempregados e estudantes buscam uma oportunidade nesse período e que pode se prolongar por mais tempo.

É interessante destacar que, se a sua intenção é contratar para o final desse ano, começar o quanto antes é a melhor decisão.

Quanto antes começar, mais tempo haverá para:

– Cumprimento das etapas do processo de seleção e contratação, que vamos falar mais à frente;

– Treinamento do profissional ou estagiário para as suas funções;

– Avaliação do desempenho dos novos colaboradores e possíveis correções.

Seleção profissional

É comum ouvirmos de empresários que eles sabem como contratar os funcionários, mas que nem todos estão dispostos a trabalhar. “Faço a entrevista, falo da empresa, do salário e benefícios, explico que vão trabalhar aos sábados e pouco tempo depois pedem conta e eu preciso começar tudo novamente”, relatou o sócio de uma loja.

Isso muitas vezes acontece por diversos motivos, mas o principal deles está na seleção dos novos colaboradores.

Muito além da análise de currículo e entrevista outros fatores interferem na escolha. É nesse ponto que a contratação de uma empresa especializada no recrutamento e seleção faz toda a diferença.

Além dos pontos anteriores, eles são capazes de encontrar o perfil desejado em conexão com as qualificações exigidas para o cargo.

É a história de encontrar as pessoas que vestem a camisa e estão dispostas a dar o seu melhor em prol do negócio. Não é jargão. Isso é real!

Mas para dar certo para o seu negócio é preciso seguir etapas.

Etapas

As melhores consultorias de seleção e recrutamento fazem a escolha dos candidatos por meio da utilização de softwares específicos para esse tipo de serviço. A escolha correta dá o que os jovens chamam de match, ou seja, a combinação perfeita. Mas não para aí.

São realizados também testes comportamentais para reconhecer os perfis dos candidatos e avaliação das suas características interpessoais.

Esse procedimento impede que candidatos assumam postos de trabalho que não são adequados ao seu perfil. Como no caso das contratações do empresário da loja de sapatos que citamos.

Com a assertividade na seleção, quando o candidato chega ao Departamento de Recursos Humanos e Pessoal, ele já passou por várias etapas e está qualificado para a contratação.

Estagiários

Logo no início desse artigo, mencionamos que nessa época do ano muitos estagiários concluem seus cursos. Esse é o momento para você também definir se ele será efetivado e se a vaga será aberta para um novo estudante.

Entre os benefícios de se começar logo esse processo está o fato de o estagiário em formação contribuir no treinamento do novato.

É importante salientar que em relação aos estagiários, a empresa de seleção e recrutamento toma todas as providências exigidas em lei e, também, pela contratante: seleção, contratação, documentação com a instituição de ensino, seguro obrigatório e acompanhamento do cumprimento da Lei do Estágio.

Vamos contratar?

Agora que você já sabe que pode delegar essas tarefas para especialistas terá tempo para as decisões primordiais do seu negócio, como gestão e estratégias de mercado. Assim, com o foco certo é possível aumentar a produtividade e, consequentemente, os lucros.

Não perca mais tempo e contrate agora uma empresa de recrutamento e seleção. O Grupo Educavix tem essa solução e está pronto para te atender.

Curtiu o Post? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Você também pode curtir esses posts: