Sua empresa está preparada para lidar com os casos de câncer?

Prédios e monumentos iluminados, eventos e campanhas educativas são realmente ações essenciais para chamar a nossa atenção para a questão do Câncer de Mama. Mas o que você realmente faz para que os seus colaboradores e colaboradoras tenham saúde? E que ações foram implementadas nos casos de câncer?

O objetivo das campanhas do Outubro Rosa é sensibilizar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento, especialmente, do câncer de mama que atinge todos os anos milhares de mulheres. Só para 2021, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o diagnóstico de 66.280 novos casos. É interessante destacar que há casos entre os homens, mesmo em número menor. 

No entanto, a maioria das empresas não está preparada para lidar com os casos tanto quando atingem os funcionários como seus familiares, bem como os desdobramentos. 

Apoio

Muito além dos direitos é preciso ter empatia por quem sofre na pele com o câncer ou mesmo quem tem casos dentro de casa. Sabemos que o físico e o emocional ficam abalados. 

Cada paciente terá reflexos diferentes durante o tratamento. Há aqueles que reagem bem e conseguem levar uma rotina mais tranquila. Mas muitos sentem fortemente os impactos desse tratamento que é feito em diversas e doloridas etapas. 

Para a empresa surgem dúvidas sobre como lidar com tantas questões, inclusive olhando a legislação trabalhista em vigor. Para o colaborador não é diferente. O medo de perder o emprego em um momento tão difícil seja para se tratar ou mesmo apoiar o familiar acometido pela doença. 

Exemplos

Grandes corporações no Brasil e no exterior realizam workshops a fim de orientar os gestores sobre as melhores medidas. Muitas criaram programas com apoio psicológico, jurídico, financeiro e de assistência social de forma gratuita e até sigilosa.  

A flexibilização do horário de trabalho para aqueles que conseguem se manter ativos é uma saída. Há casos de empresas que oferecem um seguro de vida que cobre os custos do tratamento e medicamentos não cobertos pelo plano de saúde, por exemplo. 

Uma outra iniciativa de uma multinacional é a de apresentar no programa de integração de novos funcionários medidas que a empresa adota nos casos de câncer. 

Para as mulheres, no mês de outubro é feita uma parceria para que sejam feitos exames de mamografia e ultrassonografia no horário de expediente e sem desconto ou necessidade de reposição da hora de trabalho. 

Além disso, os líderes são preparados para lidarem com essas situações e multiplicarem o conhecimento com toda equipe. 

Aproveite não só esse mês, mas todos os outros para avaliar a postura da sua empresa diante desses quadros. Se precisar de ajuda conte com o Grupo Educavix em todos os momentos!

Curtiu o Post? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Você também pode curtir esses posts: