Você já foi um estagiário?

Dados da Abres (Associação Brasileira de Estágios) apontam que em março desse ano 900 mil estagiários estavam no mercado. Um número significativo, após uma queda registrada no início da pandemia.

Mas, e você, já foi estagiário?

Vistos por alguns como uma mão de obra barata, o estágio é a oportunidade para formar os profissionais do futuro. A visão deles, em sua maioria bem jovens, também contribui para o crescimento dos negócios.

Veja o exemplo de quem já foi estagiário em algum momento da vida. Bill Gates, Steven Spielberg, Steve Jobs, só para citar os mais famosos. O que vemos depois foi que eles se tornaram empresários de sucesso.

Os cursos de nível técnico e superior exigem o estágio na formação dos estudantes. É nesse momento, que o jovem ‘provará’ o gostinho do que é o dia a dia de sua profissão. E poderá executar, na prática, todas as teorias que viu em sala de aula.

Há casos interessantes de estudantes que começaram a estagiar dentro da empresa da família. E não pense que foi fácil. Eles tiveram que ‘ralar’ e aprender como é gerenciar muitas atividades ao mesmo tempo.

Outro ponto relevante é o fato de que o estágio proporciona ao estudante a formação de um network essencial para a sua vida depois de formado. Alguns de seus antigos colegas de trabalho e patrões, servirão como referência profissional na busca de oportunidades no mercado.

Isso quando a oportunidade não surge exatamente na empresa em que o estagiário trabalha. Não são raras as ocasiões nas quais o estagiário, após o período probatório, é contratado de forma definitiva. Uma forma de reconhecimento da sua capacidade!

O outro lado

Para as empresas, ter esses jovens cheios de energia e talento a serem explorados é a chance de ver oportunidades no negócios que talvez não fosse possível sem a presença deles. Eles trazem oxigênio para as empresas.

Novas ideias, novo olhar, nova cultura… tudo isso podendo somar ao que já está sedimentado dentro de cada empresa. São verdadeiramente sangue novo! E podem trazer em suas bagagens novos conceitos que vão alavancar de alguma forma os processos dentro do seu local de trabalho.

Uma outra vantagem é que eles podem, por não estarem viciados com as práticas comuns do dia a dia, encontrar soluções que a empresa não consegue enxergar. Ou seja, o estágio é uma oportunidade não apenas para o estudante, mas também para as empresas que crescem com a presença deles.

E grandes instituições públicas e privadas como o BNDES, a SulAmérica,
Embrapa, Bayer, ArcelorMittal, Vale, IBM, Nestlé e Gerdau, entre muitas outras, contam com programas de estágios.

Elas entendem a importância de contar em seus quadros com um olhar ainda despoluído das certezas do mercado. Independente do tamanho da sua organização é possível contratar um estagiário.

Bem, escreveríamos aqui uma lista enorme de vantagens para se contratar um estagiário. Mas, sinceramente, achamos melhor você agendar um horário e conversar com nossa equipe que vai te explicar em detalhes sobre os processos que garantirão o melhor estagiário na sua empresa. Esperamos que no futuro, aquele estagiário do passado nos conte que um empresário com visão deu a ele/ela a primeira oportunidade.

Grupo Educavix
atendimento@grupoeducavix.com.br
27 3024-1999

Curtiu o Post? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Você também pode curtir esses posts: